Newsletter de Maio de 2021 da AGEIRA

Na Newsletter de Maio a AGEIRA partilha consigo várias novidades! Na Newsletter 11 da AGEIRA, encontrará:

  • Evento Empresarial Ibérico 2021
  • Relatório sobre o Inquérito aos
  • Empresários de Alenquer
  • PME de Alenquer premiadas
  • PME Excelência
  • Linhas de Apoio à Economia – COVID 19
  • Os nossos Associados:
    • Centro de Negócios



Evento Empresarial Ibérico

A AGEIRA, a convite da Câmara Municipal de Alenquer, está desenvolver a plataforma online e a assistir na preparação do Evento Empresarial Ibérico 2021, que decorrerá exclusivamente online nos dias 24 e 25 de Junho de 2021.
O Evento Empresarial Ibérico tem como objectivos:

  • Estimular as relações económicos no Mercado Ibérico;
  • Dinamizar a economia da Região Oeste neste Mercado e as relações comerciais entre regiões dos dois países;
  • Promover o networking empresarial ibérico das regiões de ambos os países.

O Evento envolve a Região Oeste (Portugal) e as regiões transfronteiriças de Andalucía, Castilla Léon e Extremadura. Os sectores de actividade abrangidos pelo evento são os sectores Agro-alimentar, Automóvel e Transportes e Logística.

A dinamização desta iniciativa assenta na realização de seminários, fóruns sectoriais e chats empresariais.





Formações AGEIRA:

A AGEIRA, em conjunto com a Learn Is Cool e a equipa da People Value, planearam um Plano de Formações para 2021, com vantagens especiais para os Associados AGEIRA.

Apresentamos-lhe a oferta formativa para Junho:

  • Como construir um bom Pitch – 14 de Junho
  • Motivação de Equipas Virtuais – 15 de Junho
  • Transformação Digital no Secretariado – 16 de Junho
  • Design Thinking – Customer & Employee Experience – 17 de Junho
  • Atendimento de Excelência – 22 de Junho
  • Línguas nos Negócios: Espanhol – 23 de Junho
  • Social Media: Definir e Implementar Plano Estratégico – 23 de Junho
  • Vender a Clientes Difíceis – 25 de Junho
  • Brand Content: se o Conteúdo é Rei, a Estratégia é Rainha – 29 de Junho
  • Gestão de Reclamações – 29 de Junho
  • Gestão do Tempo e do Stress – 30 de Junho



Resultados detalhados do inquérito aos empresários de Alenquer

A AGEIRA, realizou um estudo conjunto com a Câmara Municipal de Alenquer, destinado aos Empresários da Região de Alenquer, que visa entender as decisões que os Empresários consideram prioritárias para o crescimento dos seus negócios em 2021.

Para este efeito, foi realizado um inquérito ao qual responderam 86 empresas de Alenquer. Apresentamos-lhe alguns dos resultados provenientes das respostas dos Empresários de Alenquer.

No que diz respeito à prioridade de investimento que as empresas vão precisar para aumentar o seu crescimento no próximo ano, cerca de 33% afirmou ser prioritário o investimento em vendas (angariação, negociação e fidelização de clientes), cerca de 13% considera prioritário o investimento em estratégia (definição de objectivos, posicionamento, alvos e mercados).

Quando perguntados sobre como iriam alcançar o investimento cerca de 62% afirmou que seriam os próprios a fazê-lo. Relativamente à satisfação das necessidades actuais das empresas, cerca de 63% revela estar insatisfeito com o acesso a apoios, fundos e financiamentos.

Em resultado do COVID-19, cerca de 63% afirma ter tido uma quebra na facturação, cerca de 35% diz já ter suspendido parcialmente a actividade da sua empresa e ainda cerca de 26% diz ter recorrido a medidas de apoio governamentais.

Relativamente ao lay-off, cerca de 77% da empresas não teve os seus colaboradores em lay-off até 30 de Junho e 89% não tem actualmente quaisquer colaboradores em lay-off.

Já no que concerne às quebras de facturação, 29% das empresas afirma não ter tido quaisquer quebras de facturação e 24% das 86 empresas teve quebras entre os 26% e os 50%.

A maioria dos Empresários que responderam ao Inquérito, cerca de 59%, empregam entre 1 a 9 pessoas na sua empresa. Os sectores de actividade com maior presença no inquérito são os sectores do Comércio por grosso e a retalho, cerca de 31%, de Consultoria, Finanças e Seguros, cerca de 14%, e de Alojamento, restauração e turismo, cerca de 11%.

Agradecemos a todos os empresários que participaram neste estudo conjunto. Consulte aqui o Relatório completo.




Benefícios de Associados para Associados:

Artes do Bruxo – Design de Comunicação, Lda
artesdobruxo@gmail.com | 263 711 138

Oferta de uma análise das necessidades da empresa (branding)


Capensis
geral@capensis.pt | 263 760 223

Suporte continuo a diversas empresas com distintas actividades de negócio e dimensão.


Itinerário Veloz Património e Arqueologia, Unip, Lda.
cipriano1969@hotmail.com | 916 936 109

Visita guiada ao património arqueológico concelhio aos Associados da AGEIRA.
(mediante condições de contexto pandémico).


Learn Is Cool
vfxira@davinci.edu.pt

Isenção da taxa de inscrição e aula experimental gratuita.


NC Gourmet
comunicacao@ncgourmet.pt | 263 853 028

Preços especiais para Associados em carnes de excelência, nacionais e internacionais e venda online com entrega ao domicílio.


OptimizePlanet
geral@optimizeplanet.pt | 912 342 225

Desconto comercial de 10% nas candidaturas a fundos e apoios contratadas pela AGEIRA.


Querer Além – Marketing, Comunicação e Vendas
info@quereralem.pt | 910 438 028

1h de diagnóstico e consultoria gratuitos em Atendimento e Vendas a todos os Associados.
10% de desconto nos serviços de Estratégia,  Marketing e Comunicação (excluindo representação comercial) e 5% de desconto nos Pacotes QA.


TransPricing Advisors – Serviços de Consultoria
geral@tpadvisors.pt | 913 087 502

5% a 10% de desconto sobre os honorários totais praticados nos serviços prestados directamente
(exclui-se despesas com a aquisição de bens/serviços a entidades externas, pagamento de taxas e emolumentos e deslocações fora do Distrito de Lisboa).


Trianaconta – Serviços de Contabilidade e Consultoria em Gestão
geral@trianaconta.pt | 263 711 019

Esclarecimento gratuito a quem quer iniciar uma actividade.
Apoio gratuito a Trabalhadores Independentes na utilização do website das Finanças (p. ex., para emitir os “Recibos Verdes”). 10% de desconto para Associados AGEIRA nos serviços de Contabilidade e Consultoria.



7 empresas de Alenquer eleitas PME Excelência 2020

Entre as 2865 empresas reconhecidas com o estatuto PME Excelência 2020, 7 empresas são de Alenquer.

  • Camionagem Maria Clara, Lda.
  • Caves Rendeiro – Sociedade Comercial de Vinhos, Lda.
  • Companhia da Serra – Comércio de Produtos Alimentares, Lda.
  • J. M. Póvoa, Lda.
  • Laçarotecater – Trabalho Temporário Unipessoal, Lda.
  • Maxdata – Software, S.A.
  • Voltmoderno – Instalações Elétricas e Manutenção, Lda.

Esta iniciativa tem o propósito de reconhecer as PME nacionais que se destacam pela qualidade dos seus desempenhos económico-financeiros e que se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos.

Entre as empresas eleitas PME Excelência 2020, 2084 são de pequena dimensão, 601 de média dimensão e 180 são microempresas. A maioria das empresas, reconhecidas com o estatuto, estão nos sectores do Comércio (28%), da Indústria (23,4%) e Turismo (17,9%).

As PME Excelência são responsáveis por 92 657 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 11 mil milhões de euros.

As PME Excelência 2020 beneficiam de condições preferenciais de serviços financeiros, facultados pelas principais instituições bancárias, que actuam em Portugal, e que em conjunto com o IAPMEI cooperam nas iniciativas PME Líder e PME Excelência.



Linhas de apoio à economia COVID-19

Linha de Apoio às Médias e Grandes Empresas:

Já está disponível a Linha de Apoio à Economia COVID-19, destinada a Médias e Grandes Empresas do sector do Turismo.

Esta linha de crédito tem uma verba de 300 milhões de euros, que visa apoiar e suportar as necessidades de liquidez decorrentes dos impactos que as restrições de controlo pandémico tiveram nas empresas de turismo.

A linha de apoio é promovida pelo Banco Português de Fomento, em conjunto com o sistema bancário. Mediante a manutenção dos postos de trabalho, é possível converter a fundo perdido parte do crédito.

Com uma vigência prevista até 31 de dezembro de 2021, podem candidatar-se médias, small mid cap, mid cap e grandes empresas do turismo, para um montante de apoio de 4.000 euros por posto de trabalho, com os limites de 25% do volume de negócios em 2019 ou o dobro da massa salarial anual.

Linha de Apoio às Micro e Pequenas Empresas:

Para as microempresas e empresas de pequena dimensão, há também uma Linha de Apoio promovida e gerida pelo Turismo de Portugal, que foi reforçada em 20 milhões de euros, passando a ter uma dotação global de 140 milhões de euros.

Esta medida de apoio exclusiva às micro e pequenas empresas do turismo, já aprovou 12.703 candidaturas, desde a sua criação, com um financiamento de 121,1 milhões de euros, e garantiu a manutenção de cerca de 40 mil postos de trabalho.

Para saber mais informações sobre a linha de apoio, consulte aqui.



Os nossos Associados:

Partilhamos a descrição, história e oferta dos nossos novos Associados que nos enviaram as suas informações, para que nos possamos conhecer melhor, promovendo sinergias entre o tecido empresarial de Alenquer.

O Centro De Negócios presta serviços de consultoria tanto a particulares como empresas, nas áreas de: Seguros, Telecomunicações, Energias e Imobiliária.

O Centro De Negócios assegura que serão sempre encontradas as melhores soluções para famílias e empresas, sempre adequadas às suas verdadeiras necessidades. Privilegiando os interesses dos clientes garantindo soluções competitivas, que o deixarão satisfeito a nível económico e social.

Nesse sentido, toda a actividade desenvolvida pelo Centro De Negócios tem sempre presente a eficácia, confiança, transparência e credibilidade dos seus serviços.

O Centro de Negócios está empenhado em ser uma referência de fiabilidade e transparência através do serviços prestados pela empresa:

  • Mediação de Seguros;
  • Serviços de Telecomunicações;
  • Contabilidade e Serviços Jurídicos;
  • Consultoria em Energias;
  • Mediação Imobiliária.

Os objectivos do Centro de Negócios são:

  • A comercialização de serviços e soluções de qualidade, adequados às necessidades dos clientes;
  • E a busca permanente por padrões de qualidade e produtividade que permita assegurar solidez e o sucesso do negócio.

O Centro de Negócios conta ainda com parcerias em diversos ramos de actividade, permitindo oferecer aos clientes as melhores soluções do mercado nos serviços que necessitam no seu quotidiano, independentemente da área de actividade em que se inserem .



Projecto Prestige AEC

Até 15 de junho, poderá candidatar-se ao Projecto Prestige AEC, promovido e dinamizado pela PTPC/Cluster AEC, financiado pelo Portugal 2020.

Este concurso destina-se a empresas portuguesas dos sectores: da arquitetura, engenharia e construção.

O Projecto Prestige AEC visa a concepção, elaboração e publicação de um livro de autor, de grande formato, que servirá de base de partida para a realização de exposições/eventos, a nível global, com especial incidência em mercados internacionais estratégicos para as empresas portuguesas.

O projecto consiste em fotografar obras, projectos ou produtos de referência da arquitetura, engenharia e construção portuguesas, para que deste modo se evidencie a excelência e capacidades das empresas portuguesas.

Para mais informações e para se candidatar, consulte aqui.




Webinar AGEIRA “O poder da sua Marca Pessoal”

No passado dia 28 de Maio, a convite da AGEIRA, a CDC Consulting Partners ofereceu o Webinar “O Poder Da Sua Marca Pessoal Num Mundo Em Transformação” aos Associados.

Esta iniciativa centrou-se no Personal Branding para desenvolver as relações pessoais e profissionais.

O webinar foi coordenado por Cristina Ferreira da Costa, Fundadora e Presidente da CDC Consulting Partners, LLC, que reforçou a importância e o poder que a Marca Pessoal tem na vida de qualquer pessoa, explicando a todos os participantes os passos necessários para se alcançar a própria Marca Pessoal.

Os participantes tiveram a oportunidade de interagir e de participar em actividades desenvolvidas durante o webinar, aplicando os passos necessários para alcançar uma Marca Pessoal forte e autêntica aos seus casos pessoais e profissionais.

A avaliação do webinar foi positiva. Os participantes ficaram agradados e sentiram que as suas expectativas foram superadas na clareza da exposição do tema e na capacidade de os motivar e entusiasmar sobre o que envolve Personal Branding. Com o webinar os participantes ganharam:

  • “Determinação que o caminho é este”;
  • “Maior conhecimento do que me motiva”;
  • “Determinação que o caminho é este”.

Em acções futuras, os participantes gostariam de perceber como podem utilizar a sua Marca Pessoal em processos de recrutamento: como comunicar os pontos fortes, como corresponder aos requisitos que a empresa impõe, como exemplificar o nosso valor, algumas dicas para a entrevista, entre outros.




História da AGEIRA:

Maio 2020

  • Nascimento da Ideia.
  • Certificado de admissibilidade.
  • Estatutos.
  • Escritura.


Junho 2020

  • Contactos com as maiores empresas da Região de Alenquer.
  • Convites para os Órgãos Sociais.
  • Criação de website e redes sociais online.
  • Conta bancária.
  • Regulamento.


Julho 2020

  • 1ª Assembleia-Geral.
  • Declaração de início de actividade. 
  • 1ª formação da AGEIRA em “Comércio Online”.
  • 1ª newsletter da AGEIRA.
  • 1º Webinar da AGEIRA sobre “Incentivos Portugal 2020”.
  • Listagem das empresas da Região de Alenquer por área de negócio e dimensão.
  • Continuação de contactos e reuniões com as maiores empresas da Região de Alenquer.
  • Directório de empresas da Região.


Agosto 2020

  • 1ª reunião da AGEIRA com a CMA.
  • Inquérito de Diagnóstico às Necessidades dos Empresários de Alenquer.


Setembro 2020

  • 2ª Assembleia-Geral.
  • Aprovação do Plano de Actividades 2020-2021.
  • Novos membros da Direcção.
  • Caracterização socioecónomica do concelho de Alenquer.
  • Consultas de mercado.


Outubro 2020

  • Divulgação da Caracterização Socioeconómica do concelho de Alenquer.


Novembro 2020

  • Realização do 1º Evento Empresarial AGEIRA – Inov 4.0, a 13 de Novembro.


Dezembro 2020

  • Criação de plataforma de Natal para a CMA.
  • Inauguração da plataforma.


Janeiro 2021

  • Apresentação de Novos Associados.


Fevereiro 2021

  • Parceria com a Moss&Cooper para descontos a Associados nas candidaturas a fundos e apoios.
  • Novas caras na equipa.
  • Renovação


Março 2021

  • 3ª Assembleia Geral da AGEIRA.
  • Renovação do site da AGEIRA.
  • Novo contacto telefónico.
  • Nova cara na equipa.


Abril 2021

  • Formações AGEIRA
  • Apresentação de novo Associado


Maio 2021

  • Organização do EEI’21
  • Webinar sobre Personal Branding

Programa AGEIRA 20/21:

#1
Diagnóstico de necessidades dos sectores estratégicos de Alenquer

#2
Plano de actividades AGEIRA 2020-2023 para votação em AG

#3
Benchmarking e Intelligence sobre sectores estratégicos

#4
Caracterização socioeconómica da região de Alenquer

#5
Programa de angariação de Associados e contribuições

#6
Newsletters Mensais com directório, história e entrevistas de empresas associadas + legislação, apoios e candidaturas + dicas para negócios

#7
Evento Empresarial AGEIRA em Novembro
•Fóruns de debate
•Webinars para Empresários e Candidatos a Emprego
•Networking (virtual)
•Feira de Emprego (com apoio IEFP)

#8
Candidatura a EPAT e pedidos de certificação IEFP e DGERT

#9
Formações Certificadas 2020/2021

#10
Reuniões mensais com a Câmara Municipal de Alenquer

E, para terminar a Newsletter de Maio de 2021, não podíamos deixar de partilhar consigo o nosso Directório de Associados, sem os quais este projecto não faria sentido.

Contamos consigo no próximo mês!

Subscreva a nossa Newsletter

Newsletter de Maio de 2021 – AGEIRA

Partilhar:

Mais Noticias

Subscreva a nossa newsletter